quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Literatura e cinema

Entre as tendências dos estudos teóricos voltados aos objetos culturais e à arte contemporânea com inclinação interdisciplinar, uma das mais vigorosas é a que explora as relações entre o cinema e a literatura. A quantidade de livros que já receberam versões fílmicas, o desafio de transformar o conteúdo de um livro em roteiro cinematográfico, bem com suas relações com a História e as respectivas ressonâncias culturais são apenas alguns dos estímulos às abordagens que investigam e aprofundam interpretativamente o diálogo entre a literatura e a arte cinematográfica.

É antigo o contato entre a literatura e as demais artes. Suas origens remontam à Antiguidade, quando os limites entre música, história, pintura e poesia, por exemplo, não constituíam tema para reflexão pelo simples motivo de que eram vistas como parte de um processo natural de expressividade. No decorrer dos séculos, o homem se viu cada vez mais impelido a explorar individualmente cada área das artes e das ciências. Tendência que surgiu com a segmentação do saber, que culminou com a criação das disciplinas como as conhecemos desde o século XIX.

Atualmente, dispomos de um arcabouço teórico específico para cada área, embora, nas manifestações artísticas propriamente ditas, o diálogo entre elas persista, incluindo, além de disciplinas do porte da História, Filosofia e dos Estudos Literários, todo o acervo de novas formas de expressão como a pintura, fotografia e o cinema, entre outros. A ênfase no estudo dos vínculos entre cinema e literatura se deve ao fato de que desde os primeiros filmes até os dias atuais, embora já não exclusivamente, os filmes tomam por base obras literárias para adaptação.

A adaptação de um texto literário ao cinema sempre desperta comentários acerca da “fidelidade” do diretor ou da “infidelidade” da obra fílmica. Isso significa que a leitura comparativa leiga é automaticamente acionada no público que conhece a obra que serviu de base ao filme. Isso porém, revela-se problemático , uma vez que submete o filme aos significados do texto literário, em geral, limitando a pluralidade da criação cinematográfica venha a propor na sua autonomia de obra artística cujos sentidos estéticos e culturais possam remeter a outros horizontes.

A fim de evitar essa perspectiva redutora, muitos estudos de adaptação de obras literárias ao cinema propõem análises mais contextualizadas do filme adaptado, respeitando o momento histórico-cultural em que ele é produzido e inserindo-o nos vários discursos que o constituem. No caso do Rio Grande do Sul, somando-se à nossa história política e cultural, muito peculiares no cenário nacional, temos um cinema que reforça e reitera aspectos culturais e literários com grande intensidade. Um significativo número de obras cinematográficas baseadas em adaptações de obras literárias com pano de fundo histórico requer um olhar mais detido. Foi partindo dessa observação que surgiram os objetivos do grupo de estudos de Cinema e Literatura no Rio Grande do Sul.

6 comentários:

  1. Quero parabenizar a criadora do BLOG CINEMA E LITERATURA e pedir licença para participar desse espaço que se constitui na socialização do conhecimento.
    Gostaria de destacar que o texto está excelente, a crítica é atual e adequada e o tema instigante.
    Eu, como professora de Literatura, também gosto de pensar a arte e, especialmente a arte literária, que instiga meu espírito inquieto. Assim, destaco que existem muitas formas de um texto se referir a outro,a paródia é um modo, a citação outro, e há outros ainda, como a intertextualidade, pois esta constitui-se na condição fundamental da literatura, já que os textos são tecidos com os fios de outros textos. Os escritores nem sempre estão cientes dessa troca, dessa associação, quase inevitável.

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  2. Parabéns pela iniciativa, Débora, Nara e demais colegas!
    Creio que este espaço pode se tornar um veículo muito produtivo para reflexões acerca da relação entre a literatura e o cinema!

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  3. Alice e Edgar, muito obrigada pelas palavras de estímulo. A intenção é que o espaço seja produtivo para reflexões em torno dos temas propostos.

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  4. Também quero parabenizar a nossa professora pela iniciativa da criação deste blog e pelas aulas maravilhosas que está nos proporcionando.
    É muito bom realizar as leitura, debater os temas propostos e conviver com o grupo, compartilhando conhecimentos adquiridos na disciplina e de novas ideias.

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  5. Olá, Tânia! Obrigada.
    É muito gratificante ter esse retorno dos alunos. O mérito,porém, é muito mais do grupo, que acolhe com entusiasmo e desenvolve as atividades propostas.

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