domingo, 12 de setembro de 2010

UMA MANHÃ DE SÁBADO MUITO ESPECIAL

Na nossa aula de sábado, dia 11/09/2010, tivemos as presenças ilustres do diretor de cinema Henrique de Freitas Lima e da professora Dr ª Maria Alice Braga. O diretor Henrique de Freitas Lima palestrou sobre o cinema gaúcho (como é produzido, seus aspectos cinematográficos e estéticos), seu percurso como diretor/produtor/roteirista e, em especial, sobre os filmes Concerto Campestre e Lua de Outubro. O cineasta comentou sobre o tratamento dado à produção do roteiro baseado na obra literária de Luiz Antonio de Assis Brasil, mostrando o quanto foi muito bem estruturado e produzido. Com relação ao filme propriamente, achei brilhante a paisagem cultural do pampa em uma impecável apresentação visual. Adorei o modo como o cenário, personagens e trilha sonora fazem uma união perfeita no filme, pois uma completa a outra. Entretanto, se considerarmos aspectos da recepção entre o leitor e o espectador, vemos que a diferença entre o processo de apreensão de um filme cinematográfico para uma obra literária é o tempo. Um livro pode ser lido a qualquer tempo, pois a obra é impressa e usa-se a imaginação. Já para o filme, o tempo precisa ser determinado, pois o tempo é precioso e minucioso aos detalhes visuais.
Por falar no tema tempo, também tivemos a presença da Professora Drª Maria Alice Braga que, com sua brilhante experiência, comentou sobre um de seus campos de estudo que é o tempo e memória (imagem). Adorei o modo como a professora Maria Alice Braga conduziu seus comentários a respeito da representação do tempo presente nas obras literárias e cinematográficas. Por fim, gostaria de parabenizar a professora Débora por esta oportunidade única de aprendizado sobre cinema, literatura e história.

Um comentário:

  1. Juliana, você disse tudo que eu gostaria de dizer sobre esta aula. Sem dúvida, a nossa manhã foi muito especial. A professora nos presenteou com a presença do Henrique de Freitas Lima e da professora Maria Alice Braga, a qual é tão especial para mim.
    Este sábado foi muito importante para todas nós, pois conhecemos um pouco da história cinematográfica do filme "Concerto campestre", ou seja, da trajetória do diretor e sua equipe de trabalho na criação desta belíssima obra. Houve momentos em que nos emocionamos ao escutar as palavras da professora Maria Alice, seguidas das reflexões da professora Débora. Enfim, o dia 11 de setembro foi rico, maravilhoso!!!! Realmente, só temos a agradecer à professora pela oportunidade e aos seus convidados pelos conhecimentos que nos transmitiram.
    Um abraço
    Tânia

    ResponderExcluir